5 Motivos para registrar sua marca

idea network

Não é raro nos depararmos com uma situação em que um produto tem um concorrente similar, com as mesmas funcionalidades, design equivalente mas custa mais que o outro. E embora tenha um preço maior, os clientes preferem o mais caro. A marca e as características que o comprador percebe nela fazem com que o preço maior se justifique. Status, qualidade, segurança, durabilidade. São atributos da marca que são automaticamente transferidos para o produto. Muitas vezes a marca é o principal e mais valioso ativo de uma empresa. Mas como se constrói esse patrimônio? A principal e mais importante etapa é garantir a propriedade sobre ele. É aí que entra o registro de marca.

Conheça os 5 principais motivos para registrar a sua agora mesmo!

1. Garantir que a marca seja sua ou de sua empresa
Apenas o registro de marca garante a posse da marca, seja ela nominativa – o nome da empresa ou do produto – ou figurativa – o desenho da marca, ou a logomarca. Por mais que você use a marca há muitos anos em um determinado segmento de negócios, se você não tiver o registro, outra pessoa ou empresa pode se apropriar dela.

2. Atribuir um valor negociável à marca
Imagine que você recebeu uma proposta de compra da sua empresa. Se for uma marca conhecida e de excelente reputação que esteja registrada, será possível estabelecer um valor a ela, que pode se somar ao valor do negócio em si. Existem empresas especializadas que fazem estimativas de valor de marcas.

3. Franquear seu negócio
Se você pensa em replicar seu modelo de negócios dentro do sistema de franchising, será necessário ter a marca registrada. Afinal, o futuro franqueado está comprando não só seu conhecimento e expertise na operação, mas a confiabilidade, tradição e visibilidade de sua marca no mercado de atuação.

4. Maximizar investimentos
Você investe tempo e recursos em ações para tornar sua marca conhecida. Faz um plano de marketing, contrata uma agência de publicidade, investe em mídia como Rádio, anúncios de jornal, faz um site. E aí alguém registra a marca que deveria ser sua, no mesmo segmento de atuação. Todo o investimento vai por água abaixo.

5. Crescer e desdobrar seus negócios
Seu negócio está crescendo e você pensa em ampliar seu mercado exportando. Ou pretende atuar em outro ramo, mas quer continuar sendo conhecido, e levar para o novo negócio as características percebidas no atual. O registro de marca em mais de um mercado ou segmento permite que você pense no seu negócio de maneira estratégica, planejando o futuro de sua empresa. Se você é um fabricante de bebidas achocolatadas e pretende entrar no mercado de bebidas de soja, precisa ficar atento ao registro em duas categorias diferentes.

Avaliar qual a melhor estratégia de proteção para sua marca é essencial para o crescimento do seu negócio ou de sua linha de produtos. A IDD Propriedade Intelectual trabalha com você para entender os caminhos que sua empresa pretende seguir e oferece soluções customizadas para atender suas necessidades de curto e longo prazo.

TOP