Mary Kies – a primeira mulher a receber uma patente

A Lei norte-americana de Patentes de 1790 abriu a porta para qualquer pessoa, homem ou mulher, proteger sua invenção através de uma patente. No entanto, como em muitos estados as mulheres não podiam legalmente possuir uma propriedade independente de seus maridos, muitas mulheres inventoras não se preocuparam em patentear as suas invenções.

jb_nation_maryk_2_eMary Kies quebrou esse padrão em 5 de maio de 1809. Ela se tornou a primeira mulher a receber uma patente nos EUA, para o seu método de tecer palha de seda. Com seu novo método, Kies poderia fazer e vender belos chapéus e, por lei, ninguém poderia vender chapéus como os dela. É assim que uma patente funciona.

A patente garante ao inventor o direito exclusivo de fazer, usar, ou vender uma invenção, geralmente por um período limitado. Hoje em dia este período é de 20 anos na maioria dos países. As patentes são concedidas para produtos e processos industriais que sejam novos – como o método de Kies para tecelagem – e que produzam melhorias significativas frente a processos existentes.

Mary Kies não foi a primeira mulher norte-americana a realizar uma melhoria no método de fabricação de chapéus. Em 1798, Betsy Metcalf inventou um método de trançar palha. Seu método tornou-se muito popular, e ela empregou muitas mulheres para fazer seus chapéus, porém ela não patenteou seu processo. Quando perguntado por que, Metcalf disse que ela não queria seu nome sendo enviado ao Congresso.

Kies tinha uma perspectiva diferente, e ela não poderia ter escolhido um momento melhor para proteger o seu novo produto, porque o governo dos EUA tinha parado de importar produtos europeus. (Napoleão estava em guerra com muitas nações da Europa no momento, e uma das estratégias dele para ganhar a guerra era a de bloquear o comércio e prejudicar seus inimigos economicamente). O então Presidente dos EUA, Madison, buscava justamente nas indústrias americanas produtos que pudessem substituir os produtos europeus bloqueados. A primeira-dama Dolley Madison afirmou, na época, que o chapéu inventado por Mary Kies solucionava este problema.
Saiba mais em: http://www.americaslibrary.gov/jb/nation/jb_nation_maryk_1.html

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.

TOP