As 10 patentes mais importantes da história

A história do desenvolvimento tecnológico se mistura com a história das patentes. Aqui veremos as 10 patentes mais importantes da história e seu impacto nos dias de hoje.

1. Descaroçador de algodão – este motor separa o algodão das sementes. Ele foi fundamental na explosão de riqueza dos EUA.

1

2. Motor elétrico – Davenport recebeu a primeira patente para uma máquina elétrica em 1837. Esta invenção foi essencial para a revolução industrial, pois previa a possibilidade de converter energia elétrica em energia mecânica.

2

3. Fonógrafo – Edison patenteou uma maneira original para gravar, guardar e reproduzir sons. Este foi o primeiro dispositivo de armazenamento de dados.

3

4. Lâmpada elétrica – é a maior invenção de Edison. Ele sabia como a invenção iria mudar o mundo e disse: “vamos tornar a eletricidade tão barata que só os ricos vão queimar velas”.

4

5. Avião – o avião é provavelmente a maior invenção da humanidade. Como Santos Dumont decidiu não patentear sua invenção, tornando-a de domínio público para encorajar seu desenvolvimento, a primeira patente correspondente à invenção pertence aos irmãos Wright. Até hoje em dia, todas as máquinas voadoras usam os princípios descobertos por eles.

5

6. Mac 128k – esta foi a primeira patente de Steve Job. Foi a patente do computador pessoal Apple Macintosh, que foi o primeiro computador fácil de usar e de baixo custo para o consumidor mediano.

6

7. Rádio – em 1897 Tesla protocolou duas patentes para o rádio. Em 1904, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos (USPTO) concedeu a Marconi a patente para a invenção do rádio. Somente em 1943, poucos meses após a morte de Tesla, a Suprema Corte dos EUA reconheceu as patentes de Tesla para o rádio.

7

8. Transistor – o transistor revolucionou o campo da eletrônica, e abriu o caminho para rádios, calculadoras e computadores menores e mais baratos, entre outras coisas. Os inventores ganharam o Prêmio Nobel de Física de 1956 por sua realização.

8

9. Cápsula de espaço – esta tecnologia patenteada foi indispensável para o programa de missão tripulada dos Estados Unidos. Não seria possível trazer os astronautas com segurança de volta à Terra sem essa tecnologia. Ela foi utilizada nas missões Mercury e Apollo.

9

10. Algorítimo PageRank – Larry Page e Sergey Brin depositaram o pedido de patente para o algoritmo do motor de buscas PageRank enquanto eles estudavam em Stanford. A patente foi inicialmente concedida à Universidade de Stanford. A universidade recebeu ações da Google em troca da licença da patente.

10

 

Você concorda com a nossa lista? Tem alguma adição a fazer?

TOP