INVENÇÕES VERDES

Invenções Verdes

Conheça programas das organizações de Propriedade Intelectual do mundo e do Brasil que apoiam as invenções verdes.

 

WIPO GREEN

httpswww3.wipo.intwipogreen-database

O banco de dados WIPO GREEN é um catálogo exclusivo de soluções e necessidades sustentáveis em todo o mundo.

Fundada pela WIPO em 2013, a WIPO GREEN apoia os esforços globais contra as mudanças climáticas, conectando os principais atores da inovação verde por meio de seu banco de dados e rede. Seu objetivo é incentivar a inovação neste campo e difundi-la mais amplamente, além de contribuir com os esforços dos países em desenvolvimento para enfrentar os desafios globais das mudanças climáticas, segurança alimentar e meio ambiente.

Oferece tecnologias desde protótipos a produtos comercializáveis, disponíveis para licença, colaboração, joint ventures e venda. Ele também contém necessidades definidas por empresas, instituições e organizações não-governamentais que procuram tecnologias para resolver problemas ambientais ou de mudanças climáticas específicos.

PATENTES VERDES – INPI

httpwww.inpi.gov.brmenu-servicospatentepatentes-verdes-v2.0

Com o objetivo de contribuir para o combate às mudanças climáticas globais, o INPI iniciou em 17 de abril de 2012, o Programa Piloto de Patentes Verdes.
O programa Patentes Verdes tem como objetivo contribuir para as mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente.

Com esta iniciativa, o INPI também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país.

Este programa visa acelerar o exame dos pedidos de patentes de tecnologias para energia alternativa, transporte, conservação de energia, gerenciamento de resíduos e agricultura. A intenção é que os pedidos submetidos e aprovados neste programa obtenham uma decisão em cerca de dois anos.