Propriedade Intelectual e Empreendedorismo
O caminho de um inovador não termina com a criação de uma nova invenção. De fato, a invenção pode ser apenas o começo. Levar uma invenção ao mercado, para poder alcançar as pessoas ou indústrias para as quais foi projetada, requer empreendedorismo.
Um empreendedor é alguém que está disposto a assumir riscos financeiros para montar um negócio e prepará-lo para crescer e prosperar de maneira sustentável. Compreender o valor e o objetivo da propriedade intelectual (PI) fornece ao empresário as ferramentas para alcançar com segurança e sucesso seus objetivos, ao proteger, lançar e trazer uma invenção ao mercado.
Qual o papel da PI no empreendedorismo?
Se você é um inventor, seu foco principal é transformar ideias em realidade. Mas, para assumir o lado comercial da invenção, você também deve pensar como um empreendedor e desenvolver um entendimento de PI.
Os empreendedores de sucesso sabem que a PI é um ativo valioso para qualquer negócio, gerando receita e apoiando esses objetivos essenciais:
- Diferenciação – Garantir que seu produto ou serviço possa se destacar entre os concorrentes é essencial para o seu sucesso. Ativos de PI possibilitam a diferenciação, garantindo que ninguém mais possa copiar ou capitalizar com o que você criou.
- Expansão – Um portfólio de ativos de PI fornece uma base para não apenas alavancar seus negócios, mas também os expandir. Isso significa entrar em mercados adicionais através da internacionalização, aumentando o escopo de seus negócios no esforço para gerar receita adicional. Seus ativos de PI podem ajudá-lo a manter uma vantagem competitiva em novos mercados.
- Escalabilidade – Escalabilidade refere-se à sua capacidade de gerenciar seus negócios à medida que cresce e se expande. Seu objetivo é adicionar mais fontes de receita sem sobrecarregar seus recursos ou aumentar substancialmente seus custos – e o licenciamento de ativos de PI pode ajudar nesse esforço. Ao alavancar o uso de seus ativos de PI por meio de acordos de licenciamento, permitindo que outras empresas o usem ou apliquem em seus produtos, mercados ou indústrias, você pode cobrar royalties sobre eles, aumentando sua receita sem afetar seus recursos.