Propriedade Intelectual e o Corona Vírus

Propriedade Intelectual e o Corona Vírus

Na situação atual em que o mundo se encontra, afetado pelo pandêmico corona vírus, diversas medidas foram tomadas, e assim também foi feito no âmbito da propriedade intelectual, o INPI atualmente tem uma página somente para divulgação de incentivos e invenções realizadas para auxiliar no combate da doença.

Financeiro

A princípio, muitos auxílios de caráter financeiro estão disponíveis para invenções que ajudam no combate ao COVID-19, tais como:

 

  • INOVATIVA Brasil: O Inovativa Brasil reuniu em seu site diversas oportunidades de recursos financeiros, desafios e outras iniciativas para startups que podem ajudar na batalha contra o Covid-19.

 

  • EMBRAPII: Canal para recebimento de propostas com foco no desenvolvimento de projetos relacionados ao COVID-19.

 

  • FINEP/FAPESP: Serão viabilizados projetos de pesquisa para o desenvolvimento por pequenas empresas no Estado de São Paulo de tecnologias para produtos, serviços e processos para o combate à doença por COVID-19.

 

  • BNDES: Adoção de medidas emergenciais para ajudar o País a enfrentar os efeitos econômicos e impactos sociais da pandemia do coronavírus, incluindo Expansão da linha Crédito Pequenas Empresas, com R$ 5 bihões para MPMEs, Suspensão de pagamentos e Transferência de recursos para o FGTS.

 

Invenções

Atualmente, a invenção mais comentada é referente a ventiladores médicos, que são de extrema importância, tendo em vista que, de acordo com a necessidade atual de equipamentos que é exigida para o tratamento do corona é maior que os mantidos em hospitais, com o aumento da demanda, sempre é bem-vindo formas mais baratas ou ágeis de fabricação. O destaque vai para dois casos de ventiladores, Os Politécnicos de Viseu e Leiria, de Portugal (https://www.noticiasdecoimbra.pt/politecnicos-juntam-se-e-criam-dois-prototipos-de-ventiladores-numa-semana/) e Os Engenheiros da SEAT, em parceria com outras duas empresas sediadas em Barcelona, Espanha (https://www.motor24.pt/motores/covid-19-seat-transforma) onde serão produzidos por impressoras 3D que possibilitam fabricar de 50 a 100 unidades por dia.

Para ficar por dentro de novidades, acesse o site: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/tecnologias-para-covid-19/COVID19